Logo

Marrocos supera a Tanzânia por uma pequena margem, com Brahim Díaz garantindo a vaga dos anfitriões nos quartos de final do CAN

Marrocos supera a Tanzânia por uma pequena margem, com Brahim Díaz garantindo a vaga dos anfitriões nos quartos de final do CAN

Marrocos garantiu sua vaga nos quartos de final da Copa Africana de Nações TotalEnergies CAF 2025 com uma vitória apertada por 1 a 0 sobre a Tanzânia em Rabat, no domingo, com um golo de Brahim Diaz no segundo tempo que se mostrou decisivo.

A vitória veio após uma noite paciente, porém desafiadora, para os anfitriões, que dominaram a posse de bola, mas tiveram dificuldades para criar chances claras contra uma seleção tanzaniana bem organizada e determinada a estender sua campanha histórica no torneio.

Marrocos, capitaneado por Achraf Hakimi pela primeira vez nesta edição, controlou os primeiros minutos, mas teve dificuldades para converter o domínio territorial em golos. A Tanzânia se posicionou recuada, fechou os espaços com eficiência e repetidamente impediu que os Leões do Atlas tivessem espaço para atuar no terço final do campo.

A equipa da casa pensou ter aberto o placar no meio do primeiro tempo, quando Ismail Saibari finalizou de perto aos 24 minutos, mas o golo foi anulado após revisão do VAR por impedimento. Foi um lance que evidenciou a frustração do Marrocos, já que o primeiro tempo terminou sem golos.

O Marrocos voltou para o segundo tempo com mais ímpeto. Brahim Diaz participou imediatamente da jogada, forçando um escanteio com uma cabeçada de raspão, antes de Bilal El Khannouss chutar por cima do travessão aos 52 minutos, enquanto o Marrocos começava a pressionar.

A Tanzânia, porém, quase surpreendeu os anfitriões contra a corrente do jogo. Feisal Toto se viu livre dentro da área aos 56 minutos, mas chutou por cima do travessão, desperdiçando o que teria sido um golo memorável para abrir o placar.

Incentivado por uma multidão que lotou o Complexo Desportivo Príncipe Moulay Abdellah, Marrocos finalmente encontrou o momento decisivo pouco depois da marca de uma hora de jogo.

Diaz protagonizou um momento de brilhantismo individual aos 63 minutos, cortando para dentro e finalizando de um ângulo difícil para vencer o guarda redes e iniciar as comemorações nas arquibancadas.

O golo foi o quarto de Díaz no torneio, colocando-o isolado na liderança da artilharia e sublinhando mais uma vez sua importância para as ambições de Marrocos de conquistar o título.

Apesar da pressão constante e de várias oportunidades criadas, os anfitriões não conseguiram ampliar a vantagem. A Tanzânia manteve-se competitiva até o apito final, mas não conseguiu reagir, e Marrocos resistiu bravamente para garantir a classificação.

Com a vitória, Marrocos avança para os quartos de final, onde enfrentará o vencedor do confronto das oitavas de final entre África do Sul e Camarões, no Estádio Al Madina, em Rabat.

REAÇÕES

Brahim Diaz – Melhor Jogador da Partida :

“A competição está ficando cada vez mais acirrada e acabamos de enfrentar nosso adversário mais difícil até agora, a seleção da Tanzânia. Nem tudo funcionou, sabemos disso, mas felizmente conseguimos garantir nossa classificação. Agora, vamos voltar ao trabalho para estarmos totalmente preparados para as quartas de final.”

Miguel Ángel Gamondi – técnico da Tanzânia:
“Estou muito orgulhoso do que minha equipe apresentou. Muito orgulhoso dos meus jogadores, tanto pela atitude quanto pela tática. Eles mostraram que a diferença entre Marrocos e nós não é tão grande quanto as pessoas pensam. Voltaremos mais fortes, disso eu tenho certeza.”

Walid Regragui, treinador da seleção marroquina:
“Sabíamos que não seria fácil, a julgar pelos jogos que vimos ontem, mesmo que pensássemos que poderia ser mais simples. O primeiro tempo não foi bom, mas reconheci muito mais a minha equipe no segundo tempo. O mais importante é a classificação. Quanto a Azzedine Ounahi, ele sofreu uma lesão no treino e está fora da Copa Africana de Nações. Estamos perdendo um jogador excepcional e uma liderança no nosso vestiário, mas continuaremos lutando por ele.”

Cvsports C/Cafonline

Partilhar