CEDEAO marca presença na eleiçao presidencial na Costa do Marfim com cerca de 170 observadores eleitorais
Foto Cvsports Jogo Limpo Os costa marfinenses são chamados às urnas este Sábado, 25, para a eleição presidencial, pleito que conta com a participação de 5 candidatos a saber: Henriette Lagou Adjoua, presidente do Grupo de Parceiros Políticos pela Paz (GP-PAIX), Jean Louis Eugène Billon, do Congresso Democrático (CODE), Simone Ehive Gbagbo, presidente do Movimento das Gerações Capazes (MGC), Ahoua Don Mello, candidato independente, e o presidente cessante Alassane Ouattara, candidato do Rally dos Houphouëtistas pela Democracia e Paz (RHDP).
De referir que Ouataraa concorre para um quarto mandato, mas os seus apoiantes dizem ser a segunda, uma vez que se tinha alterado a constituição para que o mesmo pudesse concorrer para um terceiro mandato (tudo zerado).
Inicialmente foram apresentadas 60 candidaturas, mas o Conselho Constitucional validou apenas 5 , realçando a não aceitação de nomes como do ex Presidente Laurent Gagbo do PPA-CI(2000 -2011) e o ex-diretor executivo do banco suíço Crédit Suisse, Tidjane Thiam do PDCI, partido do fundador da nação e ex Presidente, Félix Houphouët-Boigny.
Para o pleito que irá escolher o próximo Chefe de estado e do Executivo, estão inscritos 8 727 341 eleitores, sendo 4 218 483 mulheres e 4 508 948 homens. Ao todo são 11 906 locais e 25 678 mesas de votos.
Nestas eleições, a CEDEAO marca presença com uma grande equipa de observadores eleitorais composta 170 pessoas, que serão distribuídas para acompanhar o acto de votação nas diferentes regiões e localidades da Costa do Marfim, uma das grandes potencias económicas da nossa sub-região .

Para além da CEDEAO, a União Africana também está no terreno com cerca de 62 observadores eleitorais, entre outras Organizações nacionais e internacionais.
Apesar de episódios de contestação de apoiantes da oposição devido a não aceitação dos respectivos candidatos pelo Conselho Constitucional, bem como de barricadas que foram montadas por jovens a bem poucos dias em Yamoussoukro e que originou a morte de um polícia, o Comissário dos Assuntos Políticos, Paz e Segurança da CEDEAO acredita que o processo de votação irá decorrer sem grandes sobressaltos.
Abdel -Fatau Musah disse ter recebido das autoridades locais, garantias de segurança em todos os pontos do país.
“ A nossa presença aqui com esta importante equipa de observadores demonstra a atenção que damos aos nossos irmãos marfinenses e ao país. Sabemos que se trata de eleições com alguma complexidade, mas desejamos que decorra da melhor possível e em segurança para que cada cidadão possa exercer o direito de voto e escolher o futuro Presidente da República. Penso que todos nós devemos sempre continuar a trabalhar visando o reforço da democracia e haja paz, segurança e desenvolvimento socio económico da nossa região e do continente africano no geral. Manifestamos total engajamento da CEDEAO para ajudar nesse processo", afirmou o Comissário dos Assuntos Políticos, Paz e Segurança.
Na mesma linha, o Chefe de Missão às eleições presidenciais na Costa do Marfim, considerou que a democracia tem conhecido grau de fragilidade, pelo entende que se deve reforçar o trabalho para melhorar este quadro.

O antigo Vice Presidente da Nigéria, Professor Yemi Osinbajo afirma que cada africano é chamado a dar sua contribuição para que construa a necessária união, levando a consolidação democrática, paz, segurança e desenvolvimento econômico.
“ Quero aqui destacar a missão de observação da CEDEAO nestas eleições, factor que demonstra claramente o profundo engajamento da Organização na consolidação democrática e desenvolvimento harmonioso de todos os países membros. Faço ardentes votos para que tudo corra bem e a Costa do Marfim possa trilhar os melhores caminhos e continue a desempenhar o importante papel na nossa sub-região e no continente”, adiantou o Chefe de Missão Eleitoral .
Para além da CEDEAO, a União Africana também está no terreno com cerca de 62 observadores eleitorais, entre outras Organizações nacionais e internacionais.
Regista-se a existência de uma comunidade cabo-verdiana na Costa do Marfim, sendo que de acordo com informações obtidas pelo Cvsports Jogo Limpo em Abidjan, estão inscritos no Consulado Honorário cerca de 500 cidadãos.
Cvsports Jogo Limpo



