Logo

Saúde: China quer aprofundar parceria em medicina tradicional e apoiar novo hospital central

Saúde: China quer aprofundar parceria em medicina tradicional e apoiar novo hospital central

 

O embaixador da China manifestou hoje a intenção do seu país aprofundar a cooperação com o Ministério da Saúde na área da Medicina Tradicional Chinesa, bem como de reforçar o apoio à construção do novo hospital central.
Zhang Yang fez esta afirmação durante uma visita de cortesia da delegação da Comissão Provincial de Saúde de Sichuan ao ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, no Palácio do Governo.
Segundo o diplomata chinês, a Administração Geral da Medicina Tradicional Chinesa está disposta a estreitar laços, partilhando políticas e conhecimentos na área para que Cabo Verde “tenha mais bagagem para actuar”.
Zhang Yang referiu-se também à nova equipa médica que chegou de Sichuan para trabalhar no país, composta por nove médicos, incluindo especialistas em ginecologia/obstetrícia, pediatria e cirurgia.
O embaixador manifestou o desejo de que a nova equipa se integre da melhor forma e seja bem acolhida, prometendo visitá-los regularmente e garantir o apoio de que precisarem, além de se empenhar em conseguir mais recursos para Cabo Verde junto da província de Sichuan.
Por sua vez, o ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, considerou que a chegada desta nova missão é um “sinal de aprofundamento e da consolidação da relação entre Cabo Verde e China”.
“Prevemos que esta cooperação se aprofunde com as estratégias da criação de condições para que o novo hospital central seja concretizado”, perspectivou o governante.
Jorge Figueiredo destacou a necessidade de Cabo Verde absorver o conhecimento chinês em áreas como formação profissional, manutenção, novas tecnologias e informatização do sistema de saúde.
O ministro terminou por enaltecer o papel do embaixador da China na “boa relação” de cooperação, que está a abrir espaços para novos aprofundamentos em áreas fundamentais para a estratégia de construção do novo hospital.
A cooperação médica entre a China e Cabo Verde é histórica, tendo-se iniciado há 41 anos, em 1984, com o envio da primeira Equipa Médica Chinesa.
Esta parceria é marcada pelo envio regular de equipas com vasta experiência em áreas como cirurgia, pediatria, oftalmologia, ginecologia, medicina interna, medicina tradicional chinesa e acupuntura, além de doação de equipamentos e apoio à formação de profissionais.
Com Inforpress

 

 

 

Partilhar