Al Ahly Benghazi da Líbia vence Torneio qualificação da BAL realizado na Praia
Página: BAL Formação Líbia foi a grande vencedora do torneio de qualificação da Basketbal África League disputado no Pavilhão desportivo Vavá Duarte, cidade da Praia, de 11 a 16 do corrente.
Na partida da final realizada ontem, Al Ahly Benghazi defrontou e venceu Jeunesse Clube d’Abidjan, por 105 - 92 pontos. Os parciais do jogo foram, 34-22, 26-24, 28-23 e 17-23.
No jogo para o terceiro lugar, Centre de Reference de Basketball venceu Spintex Knights por 90 -64 ( 15-21, 26-15, 24-19 e 25-09).
Cabo Verde esteve representado no torneio pela equipa Kriol Stars, que averbou derrotas nos três jogos que disputou. Também e pela primeira vez, as Kriolas Stars tomaram parte em provas da BAL
Apesar de a equipa masculina não ter conseguido os objectivos de qualificação à fase seguinte, Joel Almeida um dos impulsionadores para a vinda da competição ao nosso país, faz um balanço positivo a nível da organização do evento.
“É um momento histórico para Cabo Verde receber uma competição de alto nível de clubes do continente africano, isso depois do grande desempenho do Kriol Star na qualificação e no BAL, impunha trazermos a competição para o nosso país, não só para o país ter noção da dimensão do BAL e igualmente para alavancar o basquetebol nacional”, adiantou.
Joel Almeida reforça ainda a realização do evento, destacando a primeira participação das Kriola Star que terminaram o torneio no segundo lugar.
“Agora estamos à espera para vermos a possibilidade de as meninas conseguirem um wild card para irem ao WBAL, por isso constitui motivo de muito orgulho, ter organizado a fase de qualificação do BAL. Aproveitamos para agradecer o grande engajamento e apoio do Governo através do IDJ e todas as empresas públicas e privadas que deram o pronto e valioso contributo para que o torneio fosse realidade e decorresse da melhor”, afirmou.
No que tanque a presença do público, diga-se que não acorreu em grande numero ao Vavá Duarte para presenciar as partidas do torneio que trouxe grandes equipas africanas à Praia, Almeida reconhece que talvez não se tenha feito a publicitação atempada que o mesmo exigia, pelo que diz “aprendemos sempre para corrigir possíveis falhas e acertarmos mais e melhor na próxima, acreditando que o pontapé de saída dado na organização do evento, abre caminho para o público conhecer a importância e participar de forma massiva nas próximas organizações”.
Por ultimo e sobre os jogos do Kriol Star, que perdeu as três partidas que disputou, Joel Almeida faz a seguinte leitura.
“Todos os jogos foram derrotas de dois pontos, apesar de estarmos a ganhar por um ponto, perdemos os jogos no ultimo lançamento de três pontos por parte das outras equipas. Não eram os resultados que esperávamos, tivemos uma formação nova e também com regresso de alguns jogadores, mas não deu desta vez infelizmente, o desporto tem dessas coisas. Agora devemos fazer uma análise friamente do que falhou e reforçar o trabalho para nas próximas edições possamos estar mais e melhor afinados para atingirmos os objetivos traçados”, concluiu.
Cvsports Jogo Limpo



