Logo

Basquetebol: Primeiro-ministro recebe seleccionador nacional Emanuel Trovoada

Basquetebol: Primeiro-ministro recebe seleccionador nacional Emanuel Trovoada

 

O primeiro-ministro recebeu nesta manhã de quarta-feira, 19, seleccionador nacional de basquetebol, Emanuel “Mané” Trovoada, que reiterou o seu agradecimento ao povo cabo-verdiano pelo apoio constante e apelou à união em torno da selecção nacional, numa fase decisiva de preparação para as próximas competições internacionais.
Mané, que falava à imprensa após ser recebido em audiência pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, a convite do chefe do Governo, explicou que o encontro visou transmitir o apoio institucional à selecção a poucos dias do início da janela de qualificação para o Mundial, marcada para 26 a 30 deste mês, na Tunísia.
Segundo disse, o primeiro-ministro demonstrou preocupação, transmitiu força e garantiu todo o apoio do Governo.
“Em primeiro lugar é agradecer ao povo cabo-verdiano, nunca deixei de ter o apoio do povo, nas ruas, mensagens de todo o país, este é um momento de gratidão”, declarou Mané Trovoada, que salientou o orgulho em representar a nação e o desejo de deixar um legado.
“Peço já a todos também que seja um momento de união, que a partir de agora, falemos para a frente, que deixem os jogadores, o ‘staff’ focados e que deixem a comissão trabalhar”, sublinhou.
Questionado sobre a situação da inscrição de Cabo Verde na plataforma da FIBA, Trovoada limitou-se a afirmar que o seu papel é exclusivamente técnico.
“Eu sou treinador, e estou longe, como sempre estive longe, deste tipo de coisas, tenho de me focar no trabalho, tentar apresentar a melhor selecção possível em pouco tempo e estamos num período de renovação, vão aparecer alguns jovens valores que estão, de facto, a dar um passo em frente”, indicou.
O seleccionador garantiu ainda que os jogadores continuam motivados e disponíveis, confirmando a presença de Edy Tavares e dos restantes atletas que estiveram sempre disponíveis para representar o seu país.
Trovoada, cujo contrato com a federação vigora até Agosto de 2026, elogiou o trabalho do treinador José Baía nas camadas de formação, incentivando-o a continuar o percurso de certificação e desenvolvimento técnico.
“José Baía, que é um amigo meu, e está a fazer um trabalho brilhante no seu escalão de formação, está a cumprir as etapas e deve cumprir as suas etapas de treinamento, para melhorar e terei todo o gosto que um dia seja ele o selecionador nacional, estamos a falar de um treinador nível 2, ele sabe que tem que continuar a sua caminhada, tem que fazer o nível 3 para estar em condições e poder representar as selecções nacionais”, acrescentou.
Revelou ainda que convidou Baía para integrar um estágio de treinadores em Março, no Panathinaikos, na Grécia.
Apesar do atraso na preparação, Trovoada garantiu que a equipa lutará para apresentar o melhor desempenho possível nas duas janelas de qualificação.
A selecção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculina partilha o Grupo A de da primeira fase do apuramento Africano para o Mundial Qatar’2027 com as congéneres dos Camarões do Sudão do Sul e da Líbia.
De acordo com o sorteio, o grupo de Cabo Verde, assim como a disputa a primeira fase deste apuramento entre os dias 27 e 30 do corrente.
 

Partilhar