Presidente da República anuncia condecoração `a Seleção e o Presidente da FCF, com Ordem Amílcar Cabral

O Presidente da República disse que vai condecorar a Seleção Nacional e o Presidente da Federação de Futebol, com a atribuição da Ordem Amílcar pelo grande feito que e’ a qualificação para o Mundial de 2026.
José Neves fez o anúncio esta terça feira, 14, ao receber a comitiva dos Tubarões Azuis no Palácio da presidência.
Para o Chefe de Estado condecorar a Seleção de Futebol e o Presidente da FCF com o mais alto grau a Ordem Amílcar Cabral, justifica-se plenamente, tendo em conta a grande proeza conseguida pelo Combinado Nacional.
José Maria Neves afirmou que a qualificação para o Mundial, projecta o país a todos os níveis, realçando que com o espírito combativo e de união, Cabo Verde e’ capaz de fazer coisas extraordinárias.
`` O facto de termos ganho e termos tido a possibilidade e irmos a Copa do Mundo, de ver a nossa bandeira e ouvir o nosso hino, nós já ganhamos a nossa Copa, por isso eu decidi atribuir a mais alta condecoração do Estado de Cabo Verde `a Seleção cabo-verdiana. Nós vamos encontrar um momento para fazer a cerimónia da entrega deste galardão a toda Seleção de futebol. E também me permitam que separadamente, eu condecore o presidente da Federação com o mesmo galardão``, disse o PR.

Mário Semedo, Presidente da Federação de futebol, destacou o apoio do Chefe de Estado e enaltece a iniciativa da condecoração.
`` Queremos agradecer o Presidente da República por ter recebido aqui no Palácio e pela distinção `a nossa Seleção e a minha pessoa, e dizer que para nós não e’ estranho o gesto do nosso Chefe de Estado, tendo em conta que esteve sempre connosco, indo ao estádio nacional assistir aos jogos e apoiar a equipa. Isto e’ gratificante, nos toca muito e não só a nós, porquanto o próprio Presidente da FIFA, Jean Infantino disse-me que temos sorte de ter o PR que vai a todos os jogos, situação que não acontece normalmente nos outros países. Para nós e’ privilégio, uma honra``, adiantou Semedo.
Na ótica de José Maria Neves, o feito dos Tubarões Azuis que se qualificaram para o Mundial, demonstra a grandeza de Cabo Verde, apesar de ser um país de pequena dimensão territorial.
`` Esta Seleção mostra que Cabo Verde e’ enorme, somos um grande país, estou muito orgulhoso e por isso gostaria de prestar-vos esta homenagem. Peço a todos os cabo-verdianos e cabo-verdianas para homenagearmos estes heróis. Não haveria melhor forma e comemorarmos os 50 anos da nossa independência. Fizemos discursos e desfiles, mas os golos que fizeram ontem, corou o 50º aniversario da nossa independência, realçou José’ Maria Neves.
`` O Senhor Presidente tocou numa coisa importante a unidade, precisamos de nos unirmos cada mais aqui em Cabo Verde. Ficou evidente que quando há vitorias, há ganhos e não só no futebol, mas em todos os sectores da atividade temos que ter estes pensamentos e prática. O futebol serve para isso mesmo, daí destacarmos a brilhante prestação dos nossos jogadores e da equipa técnica liderada pelo Busbista.``, frisou Semedo, que estendeu os elogios aos membros da Comissão Executiva da FCF, parceiros públicos e privados, de forma geral aos cabo-verdianos internamente e na vasta diáspora.
A comitiva da Seleção Nacional foi também recebida pelo Primeiro Ministro no Palácio da Várzea.
Ulisses Correia também destacou a brilhante prestação dos Tubarões Azuis nas eliminatórias, culminando com a qualificação para Mundial, pelo que voltou a manifestar todo o apoio do Governo para que a equipa de todos nós possa ter uma boa preparação e participar da melhor forma no Campeonato do Mundo.
Cvsports Jogo Limpo