Logo

Termina os nacionais de atlestimo de pista com Santo Antao a dominar e os atletas uma vez mais, a pediram pistas de tartan na ilha

Termina os nacionais de atlestimo de pista com Santo Antao a dominar e os atletas uma vez mais, a pediram pistas de tartan na ilha Nacionais Atletismo Pista (Cvsports Jogo Limpo)

O estádio nacional na cidade da Praia foi palco dos nacionais de pista sub-18 e sénior, competição que movimentou atletas de Santo Antão que uma vez mais dominaram em termos de pódio, atletas de São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte, Sal, Boa Vista e Fogo.

Nas provas realizadas na tarde noite deste Sábado, 12, Silvanilda Gomes de Santo Antão venceu os 200 metros feminino,  Lucialine Lopes também de Santo Antão terminou no segundo posto e no terceiro lugar ficou  a Luana Santos de São Vicente.

Atletismo 2 camepa 200 metor.jpeg
Sivanilda Gomes Campeã  200 metros (Cvsports.cv)

Na prova de 200 metros masculino,  George Eid de Santiago Sul conseguiu mais uma ouro neste campeonato,  Geovane Lopes do Sal terminou no segundo posto e  Esquilson Nascimento da Boa Vista classificou-se no terceiro lugar.

Atletismo  3 campeao 200 metros.jpeg
Georg Eid Vencedor 200 metros(Cvsports.cv)

Seguidamente  foi realizada a corrida de 3000 metros masculino sub-18,  com Aleison  Silva  de Santo Antão a ser o grande vencedor com 9 minutos. 22.55, secundado por  Eson Andrade  de São Vicente  que fez o tempo de 10.03.26 , enquanto o terceiro posto foi alcançado pelo atleta  Edmilson Rodrigues de Santiago Sul com o tempo de 10.03.60.

Nos 3 mil metros sub-18 e sénior feminino, a grande vencedora chama-se  Marina Delgado de Santo Antão, atleta de 14 anos, que cortou a meta com o tempo  10 minutos. 29.20, ela que também já tinha ganho nos mil e quinhentos, a segunda posição pertence  a Liliana Medina também da ilha das Montanhas e na terceira posição terminou a Leticia Neves com o tempo de 10.55.05

Atletismo 4 campeaa 1500 e 3000 metros f.jpeg
Marina Delgado Campeã 1500 e 3000 metros(Cvsports.cv)

A prova de 5 mil metros veio a seguir, tendo  Ivan Fortes de Santo Antão terminado no primeiro lugar fazendo o tempo de  15 minutos.13.37,  Wilian Santos segundo classificado com o tempo 15.13.85 e  Cleiton Rodrigues terceiro com o tempo de 15.43.91, estes dois últimos também da ilha de Santo Antão.

Atletismo 5 campeao 5 mil metros.jpeg
Ivan Fortes Campeão 5 mil metros(Cvsports.cv)

Na estafeta  4 x 400 metros mista, a grande vencedora é a equipa do Sal que  fez 3 minutos. 40.34, Santo Antao ficou no segundo lugar com 3.51.75 e  Santiago Sul classificou-se na terceira posição com o tempo de  3.56.27.

As disciplinas de Saltos também estiveram em evidencia na tarde deste Sábado,  com Sandro  Fonseca de Santiago Sul a conquistar o primeiro lugar em altura sub-18  saltando 1 metro 80,  Gilson Tavares fez 1 metro70 e ficou no segundo lugar , enquanto  Micael Dinis do Sal saltou  1metro 70 e conseguiu o terceiro posto.

Por sua vez no salto em cumprimento  sub-18 Santo Fonseca de Santiago Sul  saltou 6 metros 29 e ficou no primeiro lugar,  Micael Diniz do Sal  saltou 6 metros 22 classificou-se no segundo posto e no terceiro lugar com o salto de  5 metros 99, ficou  Alberto  Lino Silva de Santiago Sul.

Na prova de Sal em cumprimento sénior,  primeira posição para George Eid de Santiago Sul que saltou  6 metro 79,  Luciano  Rocha também de Santiago Sul no segundo lugar com o salto de  6 metros 35,  e   Papito Eid  igualmente de Santiago Sul terminou no terceiro posto com o salto de  6 metros e 20.

Como acima fizemos referencia, os atletas de Santo Antão dominaram o campeonato, com o Cvsports a destacar a atleta Marina Delgado de 14 anos, ela que ganhou 1500 metros e 3 mil metros em sub-18 e sénior feminino.
“ O meu segredo em ganhar provas, é fruto de muito treino sempre com foco em conquistar o primeiro lugar… nesta competição vim preparada para vencer e partir para os jogos da Lusofonia também com ambição de ganhar e representar bem o meu país, afirmou.

Ela disse que desde criança sempre teve sonho em ser atleta  e que se inspirou numa atleta queniana a Equipiega, realçando que pretende atingir voos altos a nível internacional.
A atleta voltou a chamar atenção para a necessidade de se construírem infra-estruturas condignas para treinos e competições.
“ Nós  queremos que as autoridades possam construir pistas de tartan em Santo Antão para que possamos ter melhores condições de trabalho e podermos competir da forma forma e alcançar mais resultados positivos”, disse Delgado, que apela os outros jovens a enveredarem pela prática do desporto em particular o atletismo.

Em jeito de balanço, o director técnico da Federação de Atletismo Júlio Nagana disse que tudo correu bem, mas o técnico é opinião que de se deve criar as condições para  provas de escalões  juniores e séniores seja  realizadas separadamente.
“ Estou satisfeito, mas falta uma coisa que quero, conseguir financiamento para termos um campeonato juvenil num período e o campeonato sénior numa data diferente. Sei que o país tem problemas de recurso, mas acho que devemos nos esforçar e encontrar meios financeiros para cumprirmos tal objectivo e  reforçar os escalões de formação que servem para desenvolver o sénior.

Sobre essa questão, o ministro do Desporto Carlos Monteiro diz que não se trata da falta de meios financeiros,  entende que se deve ter uma maior  e melhor `planificação.
“  Os contratos programas são assinados entre o IDJ e as Federações, pelo que acho o que tem que haver são projectos mais robustos da parte das estruturas federativas.   A questão aqui nem estaríamos a falar de mais uma verba por ai além, por isso acho que se trata de uma questão de planeamento e organização atempada.  Na minha opinião da Federação de Atletismo tem que se sentar com o IDJ já amanha, começar a trabalhar com o IDJ se quiserem que realmente tenhamos um campeonato sub-18 e um campeonato nacional sénior separado. Nós temos insistido com as Federações de que devem apresentar-nos  propostas e plano de actividade atempado, neste caso num ano ano anterior para o seguinte, porque eu enquanto governante orçamento do meu sector tenho que fechar até Setembro”, realçou o ministro do Desporto.

No que concerne com a reinvindicação dos atletas, treinadores e dirigentes de Santo, Carlos Monteiro afirma que é compromisso do Governo que criar pistas na ilha e nas outras ilhas e regiões onde não existe.
“ Nós anunciamos quando da inauguração da pista de São Vicente, o obejctivo firme do Governo de construí pistas de atletismo em São Antão, Fogo e Santiago Norte as grandes regiões que ainda não possuem essas esturuturas. Fizemos uma visita de campo à Santo Antão para ver no estádio Joao Serra em Ponta do Sol e o municipal do Porto Novo, falamos com os responsáveis do Porto Novo para ver a possibilidade de algumas melhorias para uma pista de seis corredores, mas neste momento o problema mesmo é a falta de condições técnicas nos estádios para a construção da pista, portanto não se trata de financiamento, porque o anúncio foi feito é porque temos verbas, o que faltam são as condições técnicas, mas estamos a trabalhar no sentido de dotar essas regiões de pistas, adiantou o governante.
Carlos Monteiro disse ainda, que no caso de Santo Antão, é intenção construir um espaço de terra batida na zona de Lagoa onde há uma escola e muitos atletas, para que possam ter melhores condições para treinos.

Também o presidente da Federação de Atletismo, Alfredo Lima considera que o balanço dos nacionais de pista realizado na Praia é positivo. 
Quanto à questão da atração de espectadores para assistir as provas nacionais na ilha de Santiago, Lima diz que cabe a FCA reforçar o trabalho de marketing para chamar o publico ao estádio, tal como acontece quando os campeonatos são realizados na ilha do Sal.
 

Cvsports Jogo Limpo

Partilhar