NAMADI SAMBO LIDERA A MISSÃO DE OBSERVAÇÃO ELEITORAL DA CEDEAO NO GANA

A MISSAO TEM POR OBJETIVO, GARANTIR ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS E PARLAMENTARES PACÍFICAS E CREDÍVEIS A 7 DE DEZEMBRO DE 2024
O antigo Vice-Presidente da Nigéria, Namadi Sambo, que Chefia a Missão de Observação Eleitoral da CEDEAO, composta por 120 observadores de longo e curto prazo, chegou a Acra na segunda-feira, 2 de dezembro de 2024, acompanhado pelo Chefe Adjunto da Missão, Baboucarr Blaise Jagne, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Gâmbia.
Recebido pelo Embaixador Abdel-Fatau Musah, Comissário para Assuntos Políticos, Paz e Segurança da Comissão da CEDEAO, que lidera uma equipa técnica de apoio eleitoral da organização, pelo Embaixador Mohammed Lawan Gana, Representante Residente da CEDEAO no Gana, e pelo Embaixador Dayo Adeoye, Alto Comissário da Nigéria no Gana.
O envio dos observadores eleitorais pelo Presidente da Comissão da CEDEAO,Omar Alieu Touray, está em conformidade com o Protocolo Regional sobre Democracia e Boa Governação, que prevê assistência aos Estados-Membros na realização de eleições.
Uma missão de averiguação da CEDEAO, liderada pelo Embaixador Abdel-Fatau Musah, esteve no Gana em julho de 2024 para avaliar o nível de preparação para as eleições presidenciais e parlamentares.
Cerca de 18.774.259 eleitores registados, num total estimado de 34,42 milhões de habitantes, irão eleger um novo presidente e os membros de um Parlamento composto por 276 assentos no dia 7 de dezembro, no que será a nona série de eleições desde o regresso do Gana à democracia multipartidária em 1992.
Após ter chegado ao Gana, o Chefe da Missão apelou a todos os intervenientes, especialmente aos dois principais partidos políticos, para que garantam eleições presidenciais e parlamentares pacíficas e credíveis no Gana, a 7 de dezembro de 2024, de modo a fortalecer as orgulhosas tradições democráticas do país.