Logo

Tribunal da Praia decreta prisão preventiva de cidadão cabo-verdiano-sueco procurado pela Interpol

Tribunal da Praia decreta prisão preventiva de cidadão cabo-verdiano-sueco procurado pela Interpol

 

O Tribunal da Praia decretou a prisão preventiva de um homem de 40 anos, com dupla nacionalidade cabo-verdiana e sueca, que era procurado pelas autoridades suecas através da Interpol, revelou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).
De acordo com uma nota divulgada, o indivíduo era alvo de uma Notícia Vermelha difundida na plataforma da Interpol, a pedido das autoridades da Suécia, onde enfrenta dois processos penais.
Entre os crimes graves imputados ao arguido, alegadamente cometidos no país nórdico, encontram-se um homicídio agravado, um crime de armas e dois crimes de tráfico de estupefacientes grave.
O processo resultou de um pedido formal de Transmissão Internacional de Processo formulado pela Suécia para que o arguido fosse julgado em Cabo Verde pelos crimes alegadamente cometidos no país nórdico.
Após cumprida a tramitação legal prevista na Lei de Cooperação Judiciária Internacional em Matéria Penal, o homem foi notificado para comparecer no Juízo de Instrução Criminal da Praia, onde teve oportunidade de se pronunciar sobre o pedido das autoridades suecas.
Seguindo a promoção do Ministério Público, o Tribunal decretou a prisão preventiva como medida de coacção.
A PGR informou ainda que os autos permanecem sob investigação no Departamento Central de Acção Penal e estão a decorrer sob "segredo de justiça".

Com Inforpress
 

Partilhar