Tempestade ERIN: Cruz Vermelha lança Programa de Transferência Monetária para apoiar famílias afectadas
Tempestade ERIN: Cruz Vermelha lança Programa de Transferência Monetária para apoiar famílias afectadas em São Vicente
A Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV) lança, sexta-feira, 19 a partir das 14 horas, na sede do seu conselho local, em São Vicente, o Programa de Transferência Monetária (PTM), uma iniciativa fundamental no quadro da resposta humanitária aos impactos causados pela tempestade ERIN, que atingiu a região norte do país a 11 de Agosto último.
Através deste programa, a CVCV irá beneficiar directamente 580 famílias afetadas, garantindo-
lhes acesso a recursos financeiros que permitem responder às necessidades básicas de alimentação, abrigo, saúde e educação, promovendo dignidade, autonomia e uma recuperação mais sustentável das condições de vida.
Para além de assegurar assistência imediata, o PTM, de acordo com a CVCV, contribui para o reforço da resiliência comunitária, permitindo que as próprias famílias definam as suas prioridades mais urgentes.
A iniciativa assenta nos princípios da transparência, da comunicação clara e da responsabilização, reforçando a confiança das comunidades beneficiárias, dos parceiros institucionais e das organizações da sociedade civil.
Para a CVCV, “a implementação do programa neste período, próximo das festividades, reveste-se de particular importância, ao permitir que as famílias enfrentem esta época com maior segurança e estabilidade, mitigando os efeitos da crise provocada pela tempestade.
O acto de lançamento do PTM coincide com o início do pagamento aos beneficiários, assinalando mais uma etapa relevante no compromisso da Cruz Vermelha de Cabo Verde com a resposta humanitária eficaz e centrada nas pessoas.



