Qualificação Mundial’2026: Cabo Verde vence Angola em Luanda(1-2) e reforça liderança isolada

A selecção cabo-verdiana de futebol venceu esta tarde a sua congénere de Angola em Luanda por 2-1, em jogo da sexta jornada e primeira da segunda volta do Grupo D de qualificação Africana para Mundial’2026 disputada no Estádio 11 de Novembro e confirma a liderança reforçada nesta poule.
Com dois golos apontados por Dailon Livramento aos 45+2, numa assistência de Jovane Cabral e aos 63 minutos, depois de um rasgo de Wagner Pina, o combinado crioulo voltou a fazer das suas à selecção angolana, que nos últimos tempos não têm encontrada forma para travar a estratégia dos “Tubarões Azuis”.
Livramento, que iniciou a partida no banco de suplentes e que entrou na partida aos 22 minutos, substituindo Jamiro, lesionado, viria a tornar-se o herói do jogo com estes dois golos que garantiram, a segunda vitória consecutiva de Cabo Verde no espaço de cinco dias.
Certo, é que a jogar em casa, os “Palancas Negras”, orientados pelo português Pedro Soares Gonçalves, tiveram maior tempo com o esférico, mas diga-se em abono da verdade encontraram grandes dificuldades para ultrapassar a muralha defensiva crioula, magistralmente comandada pelos centrais Logan Costa e Roberto Lopes “Pico”, que tiveram na rectaguarda o experiente guarda-redes Vozinha, muito seguro nas poucas vezes que foi chamado.
Os angolanos, entretanto, chegaram a restabelecer a igualdade, aos 50 minutos, pelo inevitável Gelson Dala, para o gáudio das hostes angolanas, mas foi sol de pouca dura, porquanto aquele segundo tento dos cabo-verdianos, eclipsou as ambições da equipa visitada.
Com esta vitória, os comandados de Pedro Brito “Bubista”, continuam isolados na liderança, agora com 13 pontos em seis jogos, seguidos dos Camarões com 09, Líbia 08, Angola 07, Maurícias, 05 e Esswatina com 02 pontos.
Camarões e Líbia completam o calendário da sexa-jornada às 18 horas desta terça-feira em Yaoundé.
Quando faltam quatro jornada para o término desta qualificação, Cabo Verde está bem posicionada para a sua inédita qualificação para o Mundial’2026, prova que será disputado nos EUA, México e a
Constituição das equipas:
Arbitragem: Mustapha Ghorbal, coadjuvado por Mokrage Gourari e Hamza Bouzit.
11 iniciais
Cabo Verde: Vozinha, Jojo, Logan Costa, Roberto Lopes “Pico” e Wagner Pina, Kevin Lenini e Yanick Semedo, Jovane Cabral, Jamiro Monteiro e Ryan Mendes.
Angola: Neblú, Clinton Mata, Gaspar, David Carmo e Pedro Bondo, Fredy Ribeiro, Beni Mukendo e Maestro, Bensom Manuel, Babululu e Gelson Dala.
Angola: Neblú, Clinton Mata, Gaspar, David Carmo e Pedro Bondo, Fredy Ribeiro, Beni Mukendo e Maestro, Bensom Manuel, Babululu e Gelson Dala.