Logo

Gala CAF Awords 2025 e os premiados: Bubista Melhor Treinador Africano

Gala CAF Awords 2025 e os premiados: Bubista Melhor Treinador Africano

A Confederação Africa de Futebol –CAF realizou esta quarta feira, 17, no Reino do Marrocos, a gala para a premiação dos melhores do ano 2025, com o treinador Pedro Brito – Bubista a ser premiado como o melhor treinador africano.
Achraf Hakimi conquistou o prémio de Melhor Jogador do Ano da CAF e a sua compatriota Ghizlane Chebbak o prémio de Melhor Jogadora do Ano da CAF, uma dupla vitória para Marrocos no CAF Awards 2025, que homenageou os melhores jogadores africanos do ano.
A cerimónia repleta de estrelas contou com a presença de jogadores, treinadores e lendas de todo o continente e de outros lugares, numa celebração da excelência do futebol africano, à medida que o desporto continua a dar grandes passos no cenário internacional.
O lateral-direito do Paris Saint-Germain, Hakimi, foi eleito o Melhor Jogador do Ano pela CAF após um sensacional ano de 2025, no qual conquistou a Liga dos Campeões da UEFA, a Supercopa da UEFA, o Campeonato Francês, a Copa da França e chegou à final do Mundial de Clubes da FIFA de 2025.
Ele também ajudou Marrocos a se classificar para a Copa do Mundo da FIFA de 2026 e é o primeiro lateral a ser eleito o melhor jogador da África desde o ex jogador do TP Mazembe, Bwanga Tshimen, em 1973, e o primeiro marroquino desde Mustapha Hadji, em 1998.
Chebbak tem sido um exemplo de consistência tanto pelo clube quanto pela seleção em 2025 e foi a artilheira da Copa Africana de Nações Feminina TotalEnergies CAF em julho, onde Marrocos terminou como vice-campeão, perdendo para a Nigéria.
Ela se transferiu do AS FAR para o clube saudita Al-Hilal antes da temporada 2025/26, onde é companheira de equipa de Asisat Oshoala, seis vezes eleita a Melhor Jogadora do Ano pela CAF.

Chebbak é a primeira marroquina a conquistar o prémio.
Mais um jogador marroquino foi reconhecido: Yassine Bounou conquistou o prémio de Melhor Guarda redes do Ano da CAF após uma temporada excepcional, que incluiu sua inclusão na Seleção do Ano do Mundial de Clubes da FIFA 2025.
A nigeriana Chiamaka Nnadozie manteve o prêmio de Melhor Guarda redes do Ano da CAF pelo terceiro ano consecutivo, após ajudar as Super Falcons a conquistarem o título da Copa Africana de Nações Feminina TotalEnergies CAF Marrocos 2024.
O prémio de Melhor Treinador Masculino do Ano da CAF foi para Bubista, que levou Cabo Verde à sua primeira classificação para a Copa do Mundo da FIFA de 2026, a maior conquista da história do futebol do país.
O prêmio de Melhor Treinadora do Ano da CAF no Futebol Feminino será entregue após a conclusão da Liga dos Campeões Feminina da CAF Egito 2025.
O atacante da República Democrática do Congo, Fiston Mayele, foi eleito o Melhor Jogador Interclubes Masculino do Ano da CAF após terminar como artilheiro da Liga dos Campeões da CAF TotalEnergies 2024/25, ajudando seu clube egípcio, o Pyramids, a conquistar o troféu pela primeira vez.
A vencedora do prémio de Melhor Jogadora Interclubes Feminina do Ano da CAF também será anunciada após o término da Liga dos Campeões Feminina da CAF, no Egito.
Othmane Maamma ganhou o prémio de Melhor Jogador Jovem do Ano da CAF após ter um papel fundamental na emocionante vitória do Marrocos na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA de 2025.
A marroquina Doha El Madani manteve o prémio de Jogadora Jovem do Ano da CAF depois de ajudar o AS FAR a conquistar o Campeonato Feminino do Marrocos e terminar como artilheira da Copa Africana de Nações de Futsal Feminino de 2025, onde o Marrocos sagrou-se campeão.
A seleção masculina sub-20 de Marrocos foi eleita a Seleção Nacional do Ano após vencer a Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2025, enquanto as Super Falcons da Nigéria foram eleitas a Seleção Nacional Feminina do Ano após o sucesso na Copa Africana de Nações Feminina TotalEnergies CAF Marrocos 2024, conquistando a honra pelo segundo ano consecutivo.
O triunfo do Pyramids na TotalEnergies CAF Champions League fez com que o clube fosse um merecido vencedor do prémio de Clube do Ano da CAF, enquanto o prémio de clube feminino será anunciado após a CAF Women's Champions League, no Egito.
O prémio de Golo do Ano foi para o tanzaniano Clement Mzize, por seu impressionante pontapé de longa distância pelo Young Africans contra o TP Mazembe na Liga dos Campeões da CAF. Foi o único prémio decidido por votação dos torcedores.
VENCEDORES DO CAF AWARDS 2025
MELHOR JOGADOR DO ANO DA CAF (MASCULINO)
Achraf Hakimi (Marrocos / Paris Saint-Germain)
JOGADORA DO ANO DA CAF (FEMININO)
Ghizlane Chebbak (Marrocos/Al Hilal)
GUARDA REDES  DO ANO DA CAF (MASCULINO)
Yassine Bounou (Marrocos / Al Hilal)
MELHOR GUARDA RDES DO ANO DA CAF (FEMININO)
Chiamaka Nnadozie (Nigéria / Brighton & Hove Albion)
JOGADOR DO ANO CAF INTERCLUB (MASCULINO)
Fiston Mayele (RD Congo / Pirâmides)
MELHOR JOGADOR JOVEM DO ANO DA CAF (MASCULINO)
Othmane Maamma (Marrocos / Watford)
MELHOR JOGADORA JOVEM DO ANO DA CAF (FEMININO)
Doha El Madani (Marrocos / AS FAR)
TÉCNICO DO ANO DA CAF (MASCULINO)
Bubista (Cabo Verde)

SELEÇÃO NACIONAL DO ANO DA CAF (MASCULINO)
Marrocos Sub-20
SELEÇÃO NACIONAL DO ANO DA CAF (FEMININO) 
Nigéria
CLUBE DO ANO DA CAF (MASCULINO)
Pirâmides (Egito)
ÁRBITRO DO ANO (MASCULINO)
Omar Abdulkadir (Somália)

ÁRBITRO ASSISTENTE DO ANO (MASCULINO)
Líbano Abdoulrazack (Djibuti)
ÁRBITRA DO ANO (FEMININO)
Shamirah Nabadda (Uganda)

ÁRBITRO ASSISTENTE DO ANO (MULHERES)
Tabara Mbodji (Senegal)

C/ CAF-Online

Partilhar