Cidade da Praia movimentada este domingo, 28, com as tradicionais corridas de São Silvestre promovidas pela Associação de Atletismo de Santiago Sul
Foto: Cvsports.cv Na prova de 10 mil metros masculino, o grande vencedor e’ o atleta de Santo Antão , Wiliam Santos, que fez o tempo de 34 minutos e 53 segundos, Cavikson Fortes terminou no segundo lugar com 35’ 50 e no terceiro posto classificou-se o atleta Keven Neves de Assomada, que cortou a meta com o tempo de 36’00 minutos.
Já a prova feminina de 10 quilómetros foi ganha pela atleta também de Santo Antão mas que reside na Praia, a Edena Lima, que fez o tempo de 46 minutos e 21 segundos, ela que foi secundada por Luisete Fonseca da Praia com 49’38 e na terceira posição ficou a Regina Maocha com 53’22.
Foi também realizada a prova de 5 mil metros juniores, com os seguintes resultados: 1º lugar, Edmilson Rodrigues com 17’57, 2º para Marcelo Caixão com o tempo de 18’05 e no terceiro lugar teimou o André Mendes que fez 19’06.
Nos 5 km feminino, tivemos a Tainara Pires de Santiago Sul como vencedora com o tempo de 24’46, na segunda posição a Mariana Miranda também da Praia com 25’06 e na terceira posição a Niceila Semedo que fez 25’17.
A organização promoveu igualmente, a corrida de veteranos 5 kms, com Elias Furtado de Santiago Norte a sagrar-se campeão com 18’16, na segunda posição ficou Natalino Furtado também de Santiago Norte com o tempo 18’35 e no terceiro posto, classificou-se o António Pereira de Santiago Sul que fez o tempo de 18’54.
Por sua vez, a prova veterana feminina de 5 mil metros, a Filomena Vieira de Santiago Norte foi a vencedora com 46’21, a Gilvanete Chantre terminou no segundo lugar com o tempo de 49’38 e Regina Maocha ficou na terceira posição com o tempo de 53’22.

Nos 100 metros seniores masculino tivemos os resultados: 1o Geroge Eid com 11 segundos 33, 2º Robert Rosário 11’66 e 3º Papito Eid 11’78.
Quanto `a prova feminina 100 metros seniores, Lucineia Santos venceu com 11’89, 2º lugar parta Cileise Pinto com 12’01 e 3ª Deusa Silva com 12’18.
A corrida São Silvestre a Praia teve ainda, prova de 100 metros juniores masculino que foi ganha por Gilson Tavares com 11’08, 2º lugar para Adama Camara com 11’99 e 3ª posição para Erickson Pina com 12’ 35.
Por ultimo, a prova 100 metros feminino júnior, ganha por Mayra Almeida 12’89, 2ª posição para Yara Almeida com 13’81 e 3ª classificada a Madilene Gomes que fez o tempo de 12’35.
O vencedor da prova de dez mil metros masculino , Wiliam Santos manifestou satisfação pela conquista de mais uma prova.
`` Foi boa competição, ótima vitoria, uma prova em que o meu colega Cavikosn deu alguma luta, mas eu não tive grande problemas em manter o ritmo e cortar a meta triunfante, que aproveito para dedicar `a minha mãe e ao meu treinador``, afirmou.
Por sua vez a vencedora dos dez mil metros feminino, a Edena Santos disse que a prova correu sem grandes sobressaltos.
`` Estou super feliz por mais esta vitória, fruto dos intensos treinos que realizo regularmente. Não tive dificuldades porquanto conheço bem o percurso, correu em problemas``, disse
O presidente da Associação de Atletismo de Santiago Santiago Su, Nuno Ribeiro faz balanco positivo das provas São Silvestre 2025.
`` As coisas correm bem, pelo que consideramos que o balanço e’ positivo. Conseguimos atingir na plenitude tudo o que planeamos, conseguimos várias provas com cerca de cem atletas nas provas e estrada e resistência. Aproveitamos para agradecer todo o staff t’técnico e demais agentes, bem como os nossos patrocinadores pelo apoio``, adiantou.
A corrida de São Silvestre 10 mil metros realizada na cidade da Praia contou com a participação de um atleta de 70 anos.
Olavo Resende natural dos Mosteiros -Fogo e reside nos Estados Unidos da América, afirma que treina três vezes por semana e que corre sempre com enorme satisfação.
``Apesar de a organização contemplar a corrida de São Silvestre com uma prova veteranos 5 mil, resolvi correr os 10 mil metros, porque treino três vezes por semana na Flórida – Estados Unidos da América onde resido. Aproveito para apelar a todos os jovens da minha idade e menos, a praticarem o desporto. Olha… eu só tomo um único remédio para tiroide, mas nem para as diabetes e nem para tensão alta``, realçou Resende.
A direção da Associação de Atletismo de Santiago Sul prestou homenagem ao atleta veterano, Tchutchula do Bairro Craveiro Lopes, pela sua longevidade na prática da modalidade.

Exemplo de Tchutchula, atleta que leva mais trinta anos a praticar o atletismo, que deve ser seguido por demais pessoas.



