Logo

Eleições na FCF: Candidatura de Mário Semedo aponta “irregularidades” na Associação de Futebol do Maio

Eleições na FCF: Candidatura de Mário Semedo aponta  “irregularidades” na Associação de Futebol do Maio


A candidatura de Mário Semedo às eleições na FCF denunciou hoje, nesta cidade, o que considera ser de irregularidades na Associação Regional de Futebol do Maio, envolvendo a suspensão de mandato, o acesso a e-mails institucionais e suspeição de desvio de verbas.
O mandatário da lista  dirigida por Mário Semedo, o professor Inácio Carvalho, mais conhecido por Bala, acusou o presidente da Associação Regional de Futebol do Maio, Manuel Oliveira,  de usurpação do poder, alegando pretender reassumir a presidência num contexto que classificou como desfasado.
Sublinhou que, de acordo com a deliberação da Assembleia-geral, realizada a 29 de Julho de 2025, a presidente em funções é Zuleica Freire, afiançando que Manuel Oliveira  pediu a suspensão do seu mandato por um período de seis meses e que deliberou designar Zuleica Freire como presidente da associação durante esse período.
Carvalho considerou “muito estranho” que Manuel Oliveira pretenda reassumir a presidência num contexto que classificou como desfasado, sublinhando que, de acordo com a deliberação da Assembleia Geral, a presidente em funções é Zuleica Freire.
O mandatário acrescentou que existem também situações consideradas estranhas relacionadas com o computador e o e-mail institucional da associação, circunstância que, segundo afirmou, impediu a presidente em exercício de aceder às comunicações oficiais.
Inácio Carvalho denunciou ainda alegados desvios de verbas destinadas à Associação Regional de Futebol do Maio, referindo que os valores não tiveram o fim a que se destinavam.
Conforme indicou, o caso envolve a justiça e a polícia, encontrando-se em fase de apuramento.
No seu entendimento, a tentativa de regresso do antigo presidente ocorre às vésperas das eleições, com o objectivo de influenciar a vontade dos clubes da ilha do Maio.
Nesse sentido, referiu que Manuel Oliveira tentou reunir os clubes, sem sucesso, apesar de se encontrar suspenso das suas funções.
Carvalho afirmou que a candidatura de Mário Semedo já apresentou denúncia sobre a situação e que o caso foi igualmente comunicado à Comissão de Eleição da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).
“O voto útil tem de ser no candidato Mário Semedo, pelo prestígio, pelo trabalho, pelo conhecimento e pela seriedade”, finalizou.
A eleição presidencial da FCF está marcada para este sábado, 10 de Janeiro, contando como candidatos, designadamente  o actual presidente da FCF,  Mário Semedo, e o actual presidente do Conselho Nacional de Arbitragem, Álvaro Eliseu Cardoso.
 

Partilhar