Câmara da Praia atribui título Cidadão Honorário aos Tubarões Azuis

A Câmara Municipal da Praia distinguiu esta terça-feira, 21, os jogadores, direcção e equipa federativa da Selecção Nacional de Futebol, em reconhecimento pela inédita qualificação ao Mundial’2026, com o título de Cidadão Honorário da Praia.
O acto solene foi presidido pelo presidente da edilidade, Francisco Carvalho, com o forma de perpetuar o feito histórico alcançado pela equipa.
Francisco Carvalho assegurou hoje que a autarquia vai continuar a apoiar a selecção nacional de futebol, não apenas simbolicamente, mas também com acções concretas para fortalecer a equipa.
A Autarquia da Praia pretende, através deste gesto, homenagear os Tubarões Azuis pela excelente prestação e vitórias conseguidas durante os jogos de qualificação para o Mundial 2026. Importa realçar que Cabo Verde venceu Eswatini por 3-0, garantindo assim a sua passagem directa para o Mundial 2026.
Para Carvalho, a qualificação é motivo de “grande alegria para todo o país e para a diáspora cabo-verdiana espalhada pelo mundo”.
Por sua vez, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, ressaltou a “importância” do reconhecimento feito pela Câmara Municipal da Praia, sustendo que este gesto representa “um acto que estimula os jogadores e a equipa técnica a continuar a trabalhar”.
Semedo também manifestou a expectativa de contar com o apoio da Câmara Municipal da Praia na preparação para o Mundial, marcado para o próximo ano.
O seleccionador nacional, Pedro Brito, Bubista, por sua vez, expressou a sua satisfação com a homenagem feita pela Câmara Municipal da Praia, agradecendo em nome da equipa técnica, dos jogadores e do staff.
Referiu que o reconhecimento é “especialmente significativo” porque é na capital que a equipa tem feito seus jogos e recebido o apoio do público.