Andebol/CAN’2026: : Selecção nacional retoma estágio em Portugal para a sua participação no Ruanda
Depois de uma miniféria motivada pela passagem do ano, 2025/2026, a selecção cabo-verdiana de andebol sénior masculina retoma hoje o estágio em Ansião, Portugal, no quadro da sua preparação ao Campeonato Africano das Nações, CAN’2026, que se realiza de 21 a 31 do corrente em Kigali, Ruanda.
O seleccionador sérvio, Ljubomir Obradovic, que aposta numa mescla entre os habituais convocados, constituída praticamente por atletas residentes na diáspora, e a nova geração de atletas repescados em Cabo Verde, quer aproveitar estes momentos para elevar os níveis técnico, tático e competitivo da selecção.
A Federação Cabo-verdiana de Andebol considera que o estágio nesta região portuguesa tem permitido reforçar a excelente parceria institucional entre a Federação Cabo-verdiana de Andebol, o Município de Ansião e a Associação de Andebol de Leiria, sustentando que “tem sido fundamental para criar melhores condições de preparação e desenvolvimento da Seleção Nacional”.
Cabo Verde partilha o Grupo D do Campeonato Africano das Nações, CAN’2026, que se realiza de 21 a 31 de Janeiro, em Ruanda, com as congéneres de Marrocos, Congo e Benim.
De acordo com o sorteio dos grupos da 27ª edição da Argélia, Nigéria, Ruanda e Zâmbia constituem a Poule A, Egipto, Angola, Gabão e Uganda partilham o Grupo B, Tunísia, Guiné Conacri, Camarões e Quénia formam o Grupo C, ao passo que Cabo Verde, Marrocos, Congo e Benim constituem a poule D.
À luz do regulamento, a 27 edição do CAN será disputada em quatro grupos de outras tantas selecções, em que todos jogam entre si.
As duas melhores equipas de cada grupo avançam para a fase eliminatória, que segue em quartos-de-final, meias-finais e final.



