"Árvore de Santo António" sinal do inicio das festas juninas e azágua
"Árvore de Santo António" assim é conhecida esta árvore (na foto) na ilha de Santiago. Este nome vem do fato de ela florescer com flores vermelhas em junho, o mês marcado pelas festa populares ou festas juninas. É um sinal para o povo de que vêm aí o mês das festas dos santos populares.
Em Cabo Verde, estas festas são celebradas com muita exaltação e fé para homenagear os santos do mês de junho, especialmente Santo António (dia 13), São João Baptista (dia 24), São Pedro (dia 29) e São Paulo (dia 29).
Dizem também que quanto mais flores essa árvore tiver, melhor será o "azágua". Para quem não sabe, "azágua" é uma palavra crioula que significa "a época das chuvas para o ano agrícola". O ritmo de vida dos cabo-verdianos, principalmente das gentes do campo, é profundamente influenciado pelo "azágua". A estação das chuvas, em Cabo Verde, dura cerca de três meses, de julho a setembro ou de agosto a outubro, e traz consigo uma renovação de esperanças para os agricultores. É um período em que as paisagens se transformam do castanho... do seco para um verde exuberante, justificando literalmente o nome do país, Cabo Verde. Uma boa "azágua" não só alegra, ainda mais, as pessoas, mas também aumenta a produção agrícola, atrai mais turismo rural e enche os telemóveis de fotografias de paisagens deslumbrantes.
Portanto, o mês de junho é repleto de festas rija, que traga consigo uma abundante "azágua" graças à "árvore de Santo António".